Cortes de bacon serão identificados nos supermercados

19
Cortes de bacon serão identificados nos supermercados
© Envato

Um dos queridinhos em várias receitas brasileiras é o bacon. Mas você sabia que o produto também tem cortes que podem ser mais saudáveis?

Uma decisão do governo deve tornar mais fácil a identificação de qual corte de bacon você estará consumindo. As prateleiras dos supermercados, em breve, vão contar com novidades. Uma portaria do Ministério da Agricultura passa a obrigar a indústria a indicar de que parte do porco foi feito aquele bacon, ou seja, se da barriga, do pernil ou do lombo, por exemplo.

Essa portaria surgiu para dar mais transparência e também poder de escolha ao consumidor, isso porque alguns cortes são menos gordurosos que outros.

Por enquanto, a especificação ainda não está disponível porque as indústrias têm um ano para se adaptar a essa nova medida, mas fica a dica: se você é consumidor e quer saber de onde vem o bacon que você está consumindo, basta olhar na tabela nutricional. O primeiro ingrediente é sempre o principal.

Quando optamos por cortes como a paleta, o lombo ou o pernil, as camadas de carne e de gordura não estão tão entrelaçadas. Nestes cortes, há uma maior quantidade de carne do que gordura.

O bacon está na alimentação humana há 3.000 anos. Ele dá mais sabor, prazer e energia. Mas, vale sempre o cuidado com a saúde.

Especialistas orientam que o consumo não ultrapasse 15 gramas diárias no caso de pessoas saudáveis.

Assista a reportagem no minuto 12:00

 

O Brasil é reconhecido pela sua grande atuação no agronegócio justamente por sua característica natural. O solo fértil e a tecnologia avançada aliam-se para gerar produção em larga escala de alimentos dos mais variados tipos e paladares. O ‘Agro Record News’ tem o objetivo de colocar em foco as principais notícias do agronegócio e do segmento agrícola. As reportagens do programa abrangem não só a produção nacional, mas também a de outros países cuja produtividade rural tem impacto no mundo.

Domingos, 10:00 (Lisboa/Londres)