Um turismo diferente tem atraído estrangeiros para o Brasil: o da cirurgia plástica!
O país é reconhecido pela qualificação dos cirurgiões e está em segundo lugar no ranking mundial pelo número de cirurgias. Para este ano, a previsão é de que sejam feitos mais de dois milhões de procedimentos.
A brasileira Taís Louzada mora há seis anos nos Estados Unidos, mas viajou só para fazer um procedimento estético na mama. Ela explica que a excelência dos cirurgiões brasileiros contou muito na hora de fazer a escolha.
“Os cirurgiões brasileiros são conhecidos internacionalmente pelas suas técnicas, pelo seu profissionalismo, pelo detalhe dentro daquilo que ele se propõe a fazer numa sala de cirurgia”
A relação de confiança com o médico também foi um dos fatores que levaram Taís a fazer a cirurgia no Brasil.
Esta é uma motivação comum, segundo o Dr. Paulo Matsudo, que atende pacientes vindos da Europa, dos países vizinhos da América do Sul, do Canadá e dos Estados Unidos.
“Mesmo aqueles que não me conhecem têm alguma recomendação de algum paciente. Eles vêm em busca da segurança”
Este foi o caso de Maria Augusta Perrela, que há 40 anos mora no Paraguai e em 2007 procurou o Dr Paulo para colocar o implante de silicone nos seios.
“Estava bem dentro da média do que eu pagaria no país onde eu moro, mas a confiança que eu senti nele não tem preço”

A fama do cirurgiões plásticos brasileiros vem atraindo muita gente do exterior. Este ano, cerca de 100 mil estrangeiros ou brasileiros que moram fora do país, vão vir para o Brasil realizar algum tipo de procedimento, seja ele estético ou reparador, segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Para um médico se habilitar nessa especialidade, são necessários no mínimo 12 anos de estudos no Brasil, enquanto em outros países da América do Sul, como Argentina e Peru, por exemplo, são necessários apenas seis anos.
Para o presidente da entidade em São Paulo, a formação e qualificação dos médicos brasileiros ajudaram a fazer essa fama.
“Os resultados são melhores e o índice de complicações são muito baixos em relação ao resto do mundo”
O último levantamento da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica em 2018 mostrou que o país realizou um milhão e 600 mil procedimentos naquele ano. Em 2023, a expectativa é que esse número passe dos dois milhões.
Os homens já representam 40% do público de cirurgiões plásticos, mas as mulheres ainda são a maioria.
Confira a reportagem do ‘Zapping‘ no minuto 16:10
Os melhores momentos e os conteúdos com mais destaque da programação fazem parte de ‘Zapping’, onde também há espaço para música e entretenimento. Neste programa você encontra novidades dos famosos, dicas de estética e saúde, curiosidades sobre alguns alimentos, diversas receitas muito saborosas, sugestões para conquistar o seu animal de estimação e ainda a música ou o artista que está sendo grande sucesso.