Já ouviu falar de ‘detox digital’?
A expressão surgiu depois que artistas e influenciadores famosos decidiram dar uma pausa nas redes sociais. Mas será que a pausa ajuda a dar um fôlego na carreira, ou o influenciador corre o risco de ser esquecido pelos fãs?
A influenciadora Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, revelou que iria ficar um mês ‘fora do ar’. Diz ter deixado conteúdo programado e foi curtir a vida. Voltou em grande estilo, de casa nova e com energia renovada.
Mas será que com esta prática o influenciador corre o risco de ser esquecido pelos fãs? É um compromisso atrás do outro, viagens internacionais, palestras e muito conteúdo para abastecer as redes sociais, porque no final de contas são mais de 18 milhões de seguidores.
Assim como a Boca Rosa, outros influenciadores já precisaram de uma pausa da Internet e o motivo é quase sempre o mesmo: a saúde mental abalada.
Afinal, quais são os impactos do excesso de rede social para a saúde? E será que dá para colocar um limite quando se está conectado? Vira uma profissão?
Adriana Diniz, especialista em Marketing Digital, explica que muitos pensam que quem não está presente na Internet não existe. Ela reconhece que a presença digital é de extrema importância, mas é preciso haver um controle para não virar escravo da rede social.
A psicóloga Erica Jares conta que o uso excessivo da rede social pode causar ansiedade, depressão e baixa autoestima. Além disso, a pessoa pode perder o foco e até deixar de se conectar com as pessoas do seu convívio.

Bil Araújo sabe bem a diferença entre a vida online e offline. Antes da fama, tinha poucos seguidores e era discreto na hora de mostrar a vida pessoal. Em menos de dois anos viu explodir o número de seguidores e agora precisa estar presente o tempo todo nas redes sociais.
“É assustador para quem tinha 3 mil seguidores, uma pessoa anônima… então isso me assusta. E você tem que estar ali mostrando para galera a sua realidade o que você faz… me assusta um pouco”, conta.
O seu trabalho como influenciador digital engatou depois de participar de ‘A Fazenda’ e garante que a exposição na Internet é mais difícil que a vida em um reality show.
Bill também já sentiu a necessidade de se afastar e o tempo máximo que ficou sem postar foi quase um mês.
A psicóloga afirma que o detox é uma decisão saudável e dá dicas para quem quer diminuir o uso das redes sociais.
“É importante que você possa limitar o uso diário. Procurar, no horário em que você ficava usando a rede social, buscar novas atividades. Você vai melhorar a autoestima e conseguir se conectar consigo mesmo.”
Confira reportagem completa aqui:
Conjugando informação e entretenimento para toda a família, ‘Domingo Espetacular’ é o programa que torna a sua noite mais especial. O formato de sucesso apresenta conteúdos relevantes e atuais sobre os mais variados segmentos, incluindo notícias do Brasil e do mundo.