Pecuaristas voltam a exportar carne bovina para a China

7
Pecuaristas voltam a exportar carne bovina para a China
© Envato

A China acabou com o embargo à carne bovina brasileira na semana passada. As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que o governo chinês decidiu suspender o embargo à carne bovina brasileira. A decisão, segundo a pasta, foi tomada após reunião entre o Ministro Carlos Fávaro e o Ministro da Administração Geral da aduana chinesa em um encontro em Pequim.

O Ministro da Agricultura estava acompanhado da delegação brasileira e participou também de um seminário com os principais representantes do setor de proteína animal do Brasil e da China.

O governo chinês acaba de levantar os embargos sobre a carne bovina brasileira em função do EEB, o mal da vaca louca atípico

Carlos Fávaro


As importações do Brasil estavam suspensas desde fevereiro após a confirmação de um caso classificado pelo governo brasileiro como isolado e atípico de mal da vaca louca.

O registro foi feito em uma pequena propriedade em Marabá, no Pará. Os últimos casos de vaca louca registrados no Brasil datavam de setembro de 2021 em Minas Gerais e Mato Grosso. Além de bois e vacas, a doença acomete búfalos, ovelhas e cabras.

O Brasil é um dos maiores exportadores de carne bovina do mundo e concentra no mercado chinês mais da metade das vendas nesse segmento. Em 2022 o país exportou mais de US$ 13 bilhões de carne bovina para o mundo, um aumento de 42% em relação a 2021. Desse total, em torno de US$ 8 bilhões foram exportados para a China além de carne bovina, o Brasil exporta os chineses soja ferro e produtos petrolíferos.

O Brasil é reconhecido pela sua grande atuação no agronegócio justamente por sua característica natural. O solo fértil e a tecnologia avançada aliam-se para gerar produção em larga escala de alimentos dos mais variados tipos e paladares. O ‘Agro Record News’ tem o objetivo de colocar em foco as principais notícias do agronegócio e do segmento agrícola. As reportagens do programa abrangem não só a produção nacional, mas também a de outros países cuja produtividade rural tem impacto no mundo.

Domingos, 10:00 (Lisboa/Londres)