Países da Europa enfrentam altos índices de inflação

33
Países da Europa enfrentam altos índices de inflação
© Envato

Especialistas acreditam que as empresas estão aproveitando para recuperar as perdas durante a pandemia

Países da Europa enfrentam, hoje, altos índices de inflação e, mesmo quando há um recuo nos preços, a queda não é sentida pelos consumidores.

O aumento nos preços dos alimentos tem tirado o apetite dos consumidores europeus. Na França, onde a alta gastronomia é muito valorizada, as famílias reduziram os gastos com alimentação em 10% em abril em comparação com abril do ano passado.

Uma mulher conta que tem optado por marcas mais baratas ou em promoção, o que não fazia antes.

A inflação dos alimentos, que em março atingiu quase 16% ao ano, passou para 14% ao ano em maio. O ministro das finanças do país afirmou que, se produtores e varejistas não negociarem os preços, o governo pode intervir e diminuir as margens de lucro dos grandes fornecedores.

Na Itália, a disparada de preços atingiu em cheio o prato preferido da população, a massa. A alta chegou a 17,5% em um ano, e a Associação Italiana de Consumidores está organizando uma paralisação de 20 dias sem comprar o produto.

No Reino Unido, a inflação avançou mais em comparação com países da zona do euro. O preço dos alimentos e bebidas não alcoólicas subiu 19% em 12 meses, completados em março. É a maior inflação em 45 anos, segundo dados oficiais.

Especialistas acreditam que, por mais que os custos de energia e da produção de grãos tenham caído, as empresas estão aproveitando para recuperar as perdas registradas durante a pandemia.

Assista à reportagem do ‘Jornal da Record’.

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)