Número de idosos inadimplentes é 15 vezes maior na comparação com os jovens

75
Número de idosos inadimplentes é 15 vezes maior na comparação com os jovens
© Envato

Disparou o número de idosos inadimplentes nos últimos quatro anos

O número é 15 vezes maior na comparação com os jovens de até 25 anos. O excesso de empréstimo consignado é um dos principais fatores para os aposentados não conseguirem pagar as contas básicas, como a de água e luz, por exemplo.

Acompanhe a reportagem de Emerson Ramos.

Para ajudar familiares, pessoas com mais de 60 anos fazem empréstimos consignados e acabam sem dinheiro para pagar suas contas próprias.

Foram três décadas de muito trabalho como metalúrgico. O senhor Odesio planejava uma vida tranquila na aposentadoria.

Mas os filhos dele precisaram de ajuda e o aposentado gastou as economias na compra de dois caminhões pequenos para que eles pudessem trabalhar.

Começaram então os gastos para a manutenção dos veículos, que se somam às despesas médicas altas que Odesio já tem depois de uma cirurgia na coluna. Ele recorreu ao crédito consignado e hoje paga nove empréstimos ao mesmo tempo.

Ainda vai demorar para ele se livrar dessas dívidas, alguns dos empréstimos têm parcelas até 2027, outros até 2029. Com o que o senhor recebe hoje de aposentadoria, depois do desconto dos consignados, está faltando dinheiro até para pagar as contas básicas do dia a dia.

Um estudo mostrou que de 2019 para cá, aumentou a inadimplência dos idosos brasileiros. O número de pessoas com mais de 60 anos que não conseguem pagar as dívidas cresceu acima da média da população em geral.

O professor, Alberto Ajzental, diz que a dificuldade dos idosos tem relação direta com os problemas financeiros de parentes.

“Essa idade intermediária de 25 a 60, chegou no limite da sua capacidade de endividamento, saturou e tiveram de recorrer aos avós aos mais velhos que são aposentados e pediram para eles emprestimos.”, disse.

Confira a notícia completa aqui:

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)