Entrevista: Golpes através do Pix aumentam 165% entre 2021 e 2022

32
Entrevista: Golpes através do Pix aumentam 165% entre 2021 e 2022
Photo by Anete Lusina on Pexels.com

Como se proteger contra golpes pelo celular?

Os brasileiros fizeram quase 30 bilhões de transações financeiras rápidas usando o Pix, no ano passado. O Brasil é o segundo país do mundo que mais faz transações em tempo real, só perdendo para a Índia.

Com essa mudança no comportamento, também surgiram novos golpes. Entre 2021 e 2022, o número de ataques envolvendo o Pix, aumentou 165%. Sobre o assunto, conversamos com Rodrigo Coxe, especialista em Direito Digital e presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Acompanhe os principais pontos da entrevista!

Antivírus no celular

No computador, nós utilizamos algum tipo de ferramenta antivírus, mas no celular não. Dessa forma é interessante que nós tenhamos os nossos aparelhos de celular em qualquer lugar que nós usamos, contar com alguma ferramenta de proteção. A maioria dos antivírus disponíveis hoje no mercado são de qualidade.

Só que o grande problema que nós temos hoje é justamente o avanço com que esses malwares evoluem.

Então, os novos vírus vão conseguir invadir os aparelhos até que consigam identificar a falha e atualizar o antivírus para que ele possa, tanto rastrear, quanto pegar aquele vírus.

Por isso, é muito importante ter atenção para não acessarmos, não clicarmos em um arquivo, ou clicarmos em documentos que sejam enviados de fontes desconhecidas.

O antivírus é importante, mas a nossa conduta também quer.

Seguro contra golpes

Por meio dos bancos e demais instituições financeiras há um seguro contra fraudes financeiras.

Em princípio, o banco tem responsabilidade de oferecer segurança de acesso à conta, mas em outros casos cuja responsabilidade é do cliente, há a opção do seguro.

Quando você insere seu cartão ou quando você aproxima o seu cartão e insere a sua senha, que é pessoal e intransferível.

A evolução do crime

O crime também se atualiza e migra para novos meios. Como a nossa rotina é virtual, os golpes passaram a ser também online. Dessa forma, os bancos também têm de acompanhar a evolução com os seus sistemas de proteção.

Veja a entrevista completa!

Jornalístico diário que traz as principais notícias do dia em formato comentado, dinâmico e que traz leveza ao telespectador. O programa conta com especialistas convidados nas mais diversas áreas para esclarecer os principais assuntos.

Segunda a sexta, 18:15