Terapia com animais ajuda crianças e adolescentes

72
Terapia com animais ajuda crianças e adolescentes
© Record TV

Toda semana, mais de 200 crianças e adolescentes praticam atividades que estimulam a reabilitação motora, psicológica e cognitiva

Julinho Casares foi até a Serra da Cantareira, na Grande São Paulo, mostrar um projeto muito especial. Uma forma de terapia com animais da fazenda que ajuda centenas de crianças com deficiências motoras ou psicológicas. Além do contato com a natureza, os participantes ainda fazem muitas atividades de reabilitação.

A técnica chama-se Terapia Assistida por Animais, ou como o Julinho gosta de chamar, ‘Bichoterapia’.

O Projeto Liberdade foi criado pela Karina e pelo André em 2006. Toda semana, mais de 200 crianças e adolescentes praticam atividades que estimulam a reabilitação motora, psicológica e cognitiva. Tudo com a ajuda de animais.

No lugar há cavalos, porcos, jumento, tartaruga… O tratamento dos animais é humanizado. Eles são muito dóceis. O André e a Karina acreditam que a brincadeira é uma importante forma de reabilitação e terapia.

São atividades variadas: equoterapia, musicoterapia, psicopedagogia, fonoaudiologia, fisioterapia e natação são apenas algumas das modalidades oferecidas

Renata é a mãe da Bia. Ela e a filha frequentam o espaço há quase três anos. O contato com animais toda semana trouxe resultados muito positivos.

“Hoje a Bia é uma criança de 5 anos bem mais desperta ao ambiente que a cerca. Ela se comunica muito com o olhar e a gente consegue compreender os seus desejos, os seus incômodos também.”

O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.

Segunda a sexta, 14:00 | Sábado, 13:30 (Lisboa/Londres)