Pesquisa desenvolve novo tipo de pasto para o gado

12
Pesquisa desenvolve novo tipo de pasto para o gado
© Envato

A Embrapa fez um evento para reunir profissionais do agronegócio e divulgar as novidades

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu um tipo de pasto que ajuda a preservar o meio ambiente e também aumentar a produtividade do gado.

Acompanhe a reportagem de Pedro Salgado!

São mais de 10 anos de pesquisas para chegar a esse modelo de pasto, elaborado para deixar em harmonia a pecuária, floresta e lavoura, uma maneira de cuidar do meio ambiente em sintonia com a criação de gado. Mas para isso funcionar, a tecnologia é fundamental.

O campo, agora, está equipado com sensores que monitoram a propriedade em tempo real.

São conhecimentos diversos que estão sendo aplicados aqui, como conhecimentos agronômicos, técnicos e veterinários associados a essas novas tecnologias. Tecnologias de informação e eletrônicas, que estão sendo associadas ao conhecimento mais básico, mais clássico, para conseguir os avanços tecnológicos.

Alberto Bernardi, pesquisador da Embrapa Sudoeste

Pecuarista que se cuide, ainda mais no século 21, tem que colocar em prática o novo manejo de gado.

A Embrapa fez um evento para reunir profissionais da área e divulgar as novidades.

Pessoas de todo o Brasil participaram. Roberto Quadros viajou quase 2 mil quilômetros da Bahia até São Carlos, interior de São Paulo.

A parceria entre os pecuaristas e os centros de pesquisa só ajuda a desenvolver o agronegócio brasileiro.

Algumas inovações apresentadas incluem o cocho eletrônico, que monitora a quantidade de alimento que o gado está consumindo, e um aparelho que mede a quantidade de gás metano emitido pelos animais. Tudo para otimizar a produção do pecuarista. As informações são enviadas para o celular, facilitando o acompanhamento.

Além disso, há tecnologias desenvolvidas na produção de leite, como a máquina de ordenha voluntária, em que o ser humano apenas monitora o equipamento. As vacas até aprendem a entrar sozinhas na máquina.

Essas tecnologias ajudam a incrementar a produtividade e agregar valor ao produto final, sendo uma ferramenta importante para os produtores rurais.

Assista à reportagem.

O Brasil é reconhecido pela sua grande atuação no agronegócio justamente por sua característica natural. O solo fértil e a tecnologia avançada aliam-se para gerar produção em larga escala de alimentos dos mais variados tipos e paladares. O ‘Agro Record News’ tem o objetivo de colocar em foco as principais notícias do agronegócio e do segmento agrícola. As reportagens do programa abrangem não só a produção nacional, mas também a de outros países cuja produtividade rural tem impacto no mundo.

Domingos, 10:00 (Lisboa/Londres)