MP que reestrutura a esplanada é aprovada e dois ministérios perdem poder

44
MP que reestrutura a esplanada é aprovada e dois ministérios perdem poder
Marina Ramos, Câmara dos Deputados

Agora a Medida Provisória precisa ser analisada pelo Senado

A Câmara dos Deputados aprovou nessa quarta-feira (31) a Medida Provisória que reestrutura os ministérios do governo Lula.

O texto aprovado pela Câmara esvazia os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas com a transferência de responsabilidade importantes para outros ministérios, mas garante a esplanada dos ministérios com 37 pastas.

A medida aprovada por 337 votos a 125 aconteceu, apesar da dificuldade do Governo de articulação com o Congresso. O presidente Lula convocou ministros para uma reunião fora da agenda no Palácio da Alvorada e telefonou para o presidente da Câmara Arthur Lira, na tentativa de afinar as expectativas sobre a votação.

O presidente da Câmara afirmou que deputados estão insatisfeitos com a articulação política.

Só nessa quarta-feira, o Governo liberou 1 bilhão e 700 milhões de reais para emendas parlamentares. Esse é o recorde para um único dia desde o início do ano.

Agora a Medida Provisória precisa ser analisada pelo Senado ainda nesta quinta-feira (1), dia em que perde a validade.

A votação no Senado está prevista para começar às 10h (horário de Brasília). Se não for aprovada no Senado até o fim de hoje, volta a valer a fórmula do governo Bolsonaro, com 23 ministérios. Salse.

Também hoje, o presidente Lula deve confirmar a indicação do advogado Cristiano Zanin para o Supremo Tribunal Federal. Depois da indicação, Zanin precisa passar por uma sabatina e ter o nome aprovado pelo Senado.

Ele foi advogado de Lula nos processos da Lava Jato. A indicação foi informada pelo presidente à ministra Rosa Weber.

Cristiano Zanin deve ocupar a cadeira deixada por Ricardo Lewandowski, que se aposentou em abril.

Veja estas e outras notícias do ‘JR 24h’!

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)