Motoristas de carros por aplicativo negam corridas para pessoas com deficiência

23
Motoristas de carros por aplicativo negam corridas para pessoas com deficiência
© Envato

Situações em que motoristas se recusam a transportar pessoas com deficiência, têm sido frequentes nas cidades brasileiras

No Brasil, a cada dez pessoas com deficiência que solicitam carros por aplicativo, sete têm as corridas canceladas. Por lei, o transporte não pode ser negado; mas na prática, muitos motoristas se recusam a levar os passageiros.

Desde que sofreu um acidente há treze anos, a Ana depende da cadeira de rodas. Quando ela precisa chamar um carro por aplicativo, o desafio de se locomover fica ainda maior.

Situações em que motoristas se recusam a transportar pessoas com deficiência, têm sido frequentes nas cidades brasileiras. Um levantamento mostra que sete em cada 10 passageiros, já tiveram as corridas canceladas em aplicativos de transporte, a maioria das vezes, cadeirantes ou pessoas com deficiência visual acompanhadas de cão.

Em um flagrante, o motorista diz que não pode levar o cachorro e vai embora. O passageiro nem teve tempo de explicar que o cão guia viaja no chão do carro e não prejudica o transporte.

Segundo o Procon, um motorista que recusa a corrida quando chega ao local, comete infração ao Código do Consumidor.

O principal aplicativo de transporte que atua no país afirma que os motoristas devem cumprir a legislação sobre o transporte de pessoas com deficiência e que uma violação comprovada pode levar à exclusão do motorista.

Veja a reportagem completa!

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)