Levantamento aponta redução das mortes em ações policiais após instalação de câmeras em uniformes

18
Levantamento aponta redução das mortes em ações policiais após instalação de câmeras em uniformes
D.R.

Hoje, 10 mil câmeras estão em operação em 63 batalhões de São Paulo

Um levantamento mostrou que a instalação de câmeras nos uniformes dos policiais militares de São Paulo ajudou a reduzir as mortes em ações policiais, principalmente entre adolescentes. A queda, no total, foi de quase 62%.

Acompanhe a reportagem!

Pela primeira vez, jovens de 15 a 19 anos deixaram de ser o grupo que mais morre em ações policiais no Estado de São Paulo. Em 2019, foram 102 óbitos. No ano passado, 34, uma redução superior a 66%.

Ao todo a queda no número de vítimas foi de quase 62% por cento. O levantamento atribui à redução ao uso das câmeras nas fardas.

O número de mortes pela polícia em batalhões que têm câmera, caiu mais de 70%. Em batalhões que não têm câmara, caiu 30%. É um sinal muito claro de que o uso das câmeras está associado a uma diminuição muito forte no número de mortes.

Danilo Moura, Oficial de Monitoramento e Avaliação do UNICEF Brasil

De acordo com o estudo, o equipamento também ajuda a diminuir as mortes de policiais em serviço.

As câmeras fixadas nas fardas dos policiais militares começam a gravar sem interrupção a partir do momento em que eles saem do batalhão para trabalhar. A gravação passa a ter áudio e uma qualidade de imagem melhor quando o policial aciona o equipamento nas ocorrências.

Hoje, 10 mil câmeras estão em operação em 63 batalhões de São Paulo. A recomendação do estudo é que a abrangência seja ampliada e que outros estados anotem a medida.

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo diz que também comprou mais de três mil armas de menor potencial ofensivo, capazes de imobilizar temporariamente os suspeitos.

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)