Os Lençóis Maranhenses estão concorrendo ao título de Patrimônio Natural da Humanidade. Uma comissão da Unesco vai até o parque para avaliar se esse local merece realmente o título que recebe.
Dunas gigantes, lagoas de águas cristalinas e um pôr-do-sol maravilhoso. O Parque Nacional dos Lençóis fica a cerca de 250 km de São Luís, capital do estado,e atualmente é gerido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
O local tem 155 mil hectares e é o maior campo de dunas de toda América do Sul.
Que os lençóis maranhenses são lindos, não há dúvidas. Mas será que merece o título de Patrimônio Natural da Humanidade?
(…) O sítio precisa atender três critérios, na visão da Unesco. Primeiro, reunir os atributos que o definem como Patrimônio Mundial da Humanidade. Está muito claro dentro dos vários critérios que estão definidos na convenção da Unesco para patrimônio mundial. O segundo é aquele sítio reunir atributos de autenticidade e integridade. Então é preciso que o lugar esteja bem conservado. E, por último e terceiro critério, que é o mais importante talvez, é assegurar que aquele bem reúne os requisitos de proteção.
Fábio Eon, coordenador de Ciências Naturais da Unesco
A candidatura do Parque foi aprovada seguindo alguns critérios específicos que deixam claro quão bonito local é e também a importância dele para o Brasil. A Unesco levou em conta três atributos: primeiro essa beleza estética excepcional, a beleza natural do sítio. Segundo essas características geológicas únicas daquela região, as dunas, que são bem conhecidas da paisagem dos Lençóis Maranhenses. E, por último, esses habitats são únicos daquela região e que são importantes para a conservação da biodiversidade local. Ainda mais com casos de espécies endêmicas em extinção naquela região.
O processo de escolha desse sítios é realizado pelo comitê do Patrimônio Mundial em votação com os 21 membros. São eles que decidem sobre a inclusão de novos bens nessa lista. E é claro que receber esse título pode ser ainda mais benéfico para o parque.
A principal razão de comemorarmos um título se ele vier a ser concedido é o fato de colocar um destino no mapa. Isso quer dizer que em diferentes países, em diferentes momentos de discussão, este destino será reconhecido como um Patrimônio Natural da Humanidade e vai gerar discussões em diferentes gerações e, naturalmente, mais pessoas podem se interessar em visitar o destino. Isso quer dizer que os próprios destinos podem se valer da promoção com o título. Os empresários podem usar o título. (..) Quando você tem esse título você cria uma uma movimentação especialmente com a comunidade de moradores e visitantes para preservação das características do local, para a preservação do entorno e, quem sabe, para a recuperação do local.
Mariana Aldrigui, pesquisadora na USP
Um dos pontos mais importantes para o recebimento do título é a sustentabilidade. O poder público e a comunidade local precisam garantir que toda aquela beleza vai ser preservada para as próximas gerações e é preciso se manter bem atento às exigências, senão o título pode ir embora.
Fábio Eon, coordenador de Ciências Naturais da Unesco
Existem casos dentro da Unesco de sítios que perderam seu Título de Patrimônio Mundial da Humanidade é o caso de Dresden, na Alemanha, e de Liverpool, na Inglaterra, que passaram, seja por uma descaracterização profunda dos seus atributos que o motivaram a se inscreverem, ou também por questões ligadas a má conservação desse sítios que, em último caso, levaram a retirada desse título.
Todos esses pontos precisam ser levados em consideração. Assim, o Brasil permanece sempre no mapa das melhores atrações turísticas pelo mundo.
Com todas as mudanças que vemos acontecer aqui no país e especialmente no mundo em relação a uma preocupação com destinos naturais, com destinos mais preservados, nós temos muita chance de um dia ser um dos destinos preferidos do mundo.
Mariana Aldrigui, pesquisadora na USP
Notícias, análises e debates! Tudo o que acontece no Brasil e no mundo estão presentes neste telejornal, que oferece diversos pontos de vista para que você construa a sua própria opinião. Fique por dentro dos principais fatos do dia, com análises profundas sobre política, economia e muito mais. A credibilidade do jornalismo e a imparcialidade nas informações fazem parte do ‘Jornal da Record News’.