O ‘Jornal da Record’ convida-lhe a conhecer a história do João Vítor. Ele tem 22 anos e mora em Goiânia (Brasil).
João virou notícia, porque conseguiu passar em quatro vestibulares e tem síndrome de Down. Hoje ele é o único portador da doença na faculdade em que estuda, mas isso não o impede de se dedicar e levar uma vida comum.
João Vítor sempre teve um objetivo: entrar na faculdade. Sabia que era preciso dedicação e estudo, mas para ele o desafio era um pouco maior, pois tem síndrome de Down.
Essa é uma condição genética que, entre outras coisas, causa algum comprometimento no aprendizado. O diagnóstico veio um dia depois do nascimento. A partir daí, os pais sabiam que a vida do filho não iria ser fácil, por isso insistiram que não bastaria que ele fosse apenas bom. O esforço teria de ser dobrado.
“Já chegamos em casa determinados a mudar toda a rotina, mudar a casa e fazer o que fosse possível para acolhê-lo. Fazer dele o cidadão que é hoje”, conta a mãe, Márcia Bittencourt.
Desde pequeno, os pais incentivaram o filho a praticar esportes.
“Ele gosta muito mesmo de futebol e natação e, agora, de musculação”, acrescenta o pai, João Bosco Bittencourt.
Quando terminou o ensino médio, João Vítor decidiu, por conta própria, prestar vestibular. Apaixonado por esporte, escolheu o curso de Educação Física.
Foram quatro provas, duas em Goiânia e duas em São Paulo. Foi aprovado em todas as faculdades e escolheu estudar em Goiânia mesmo, no estado de Goiás. É o único da universidade com síndrome de Down.

Nas redes sociais, ele gosta de compartilhar a rotina de estudante universitário e também os treinos na academia. Como todo jovem de 22 anos, gosta de sair com os amigos e dançar. Já o coração, antes todo do Goiás, time de futebol favorito, agora tem outra dona. João Vítor namora Isadora há um ano e três meses. Eles se conheceram pela Internet e já usam até aliança de compromisso.
Uma vida comum, com muitos desafios e sonhos!
O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.