Exclusivo: drones da Prefeitura captam intenso fluxo de dependentes químicos no centro de SP

15
Exclusivo drones da Prefeitura captam intenso fluxo de dependentes químicos no centro de SP
D.R.

As filmagens foram realizadas entre abril e maio deste ano

Drones têm sido usados pela Prefeitura de São Paulo para monitorar os dependentes químicos no centro da capital. O ‘Jornal da Record’ obteve, com exclusividade, as imagens captadas pelos equipamentos. Elas mostram o intenso fluxo de pessoas na chamada Cracolândia. São, ao menos, três pontos de concentração de dependentes químicos.

Acompanhe a reportagem de Ingrid Griebel!

Essas imagens são os registros mais recentes da concentração de dependentes químicos na área conhecida como Cracolândia. Os drones utilizados são da Guarda Civil Metropolitana e as filmagens foram realizadas entre abril e maio, com acesso exclusivo ao jornal da Record por meio da lei de acesso à informação.

Atualmente, existem pelo menos três pontos de concentração de dependentes químicos no centro de São Paulo, com o fluxo de pessoas variando ao longo do dia de acordo com as ações das equipes de limpeza urbana e segurança pública. Uma das imagens capturadas mostra 385 pessoas no chamado ‘fluxo’, registrada em 4 de abril. Nas fotos e em outras imagens, é possível observar claramente a montagem de uma feira de drogas, com lonas no chão e comércio de utensílios e celulares roubados. Com dinheiro, os dependentes químicos compram mais entorpecentes, geralmente pedras de crack.

Exclusivo: drones da Prefeitura captam intenso fluxo de dependentes químicos no centro de SP
Drones da Prefeitura captam intenso fluxo de dependentes químicos no centro de SP | D.R.

Essas imagens podem ajudar na identificação de criminosos e no desenvolvimento de políticas públicas. Recentemente, um grupo de usuários estava concentrado em uma das calçadas dos três endereços. Um homem, que preferiu não se identificar, mencionou que evita sair de casa e que espera por uma solução há 15 anos, sem ver melhorias. O medo afugentou boa parte dos clientes. Lucas, que faz compras na região da Santa Ifigênia, foi vítima de uma tentativa de assalto.

Com as imagens, o ‘Jornal da Record’ flagrou mais um ponto de fluxo instalado em uma das ruas do centro, onde a concentração de pessoas impede a passagem de carros e a movimentação entre as tendas é intensa.

A sujeira também é visível e uma viatura da polícia militar está no mesmo quarteirão. Em nota, a Secretaria da Segurança Pública afirmou que o policiamento na região foi reforçado, resultando na queda dos índices de roubos e furtos, além do aumento no número de prisões.

Veja também:

Assista à reportagem!

O ‘Jornal da Record’ é um programa diário, imparcial e sem máscaras. Os principais acontecimentos do dia são apresentados ao telespectador com todos os fatos, e os temas da atualidade são aprofundados em grandes reportagens e peças exclusivas, marcadas pela qualidade do jornalismo da RECORD. Correspondentes espalhados por todo o mundo apresentam os eventos que mobilizam a sociedade, levando ao público a informação com todos os detalhes.

Segunda a sábado, 00:15 (Lisboa/Londres)