Elevador cai em Maceió e deixa um alerta

25
Elevador cai em Maceió e deixa um alerta
D.R.

Na maior parte das vezes, acidentes com elevadores podem ser evitados com manutenção periódica e bom senso

Ficar preso no elevador ou sofrer um acidente dentro dele pode ser uma experiência muito traumática. No último fim de semana, uma queda de elevador terminou com três pessoas feridas.

A suspeita é que este acidente tenha sido provocado por excesso de peso, afinal, com capacidade para 8 pessoas, 11 estavam lá dentro.

De acordo com Leonardo Pereira, síndico, “o que aparenta é que houve uma sobrecarga e o elevador, ao invés de parar no andar destinado que era o térreo, não conseguiu frear e entrou em modo de reinício, no qual tem que desces para o subsolo para recalibrar os componentes”.

No estado de São Paulo, de acordo com o Corpo de Bombeiros, 579 pessoas estiveram em situação de risco ou presas em elevadores no ano passado. Destas, 47 sofreram ferimentos.

Outro tipo de acidentes em elevadores também acontece durante resgates feitos de maneira errada, conforme explica Marcelo Braga, presidente da Associação Brasileira das Empresas de Elevadores (ABEEL).

“Para um resgate em elevadores tem que ser um profissional habilitado! Ele é que sabe que precisa desligar o elevador, que tem que travar o equipamento, que tem que ir até a casa de máquinas verificar se realmente o freio está correto. Tudo isso, para depois fazer o resgate”, conta.

Carlos Alberto Pedeira, técnico de manutenção também reforça que a atenção periódica do equipamento também evita acidentes:

“A manutenção geralmente deve ser mensal, como uma manutenção preventiva, que é a lubrificação, a regulagem de portas, o cuidado com o freio, e claro, a segurança para ver se está em ordem”, explica.

Assista à reportagem:

O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.

Segunda a sexta, 14:00 | Sábado, 13:30 (Lisboa/Londres)