Corregedoria investiga abordagens violentas de policiais em SP

16
Corregedoria investiga abordagens violentas de policiais em SP
D.R.

Se for comprovado o abuso de poder, os policiais podem ser expulsos da corporação

A Polícia Militar afastou os soldados que amarraram os pés e as mãos de um suspeito de ter furtado um mercado, na zona sul de São Paulo. Já na zona norte, policiais militares também foram flagrados algemando um aluno de uma escola. A corregedoria já está investigando os casos.

Acompanhe a reportagem!

As imagens foram gravadas por um celular dentro de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na Vila Mariana, zona sul de São Paulo. É possível ver dois policiais militares carregando um homem com os braços e pés amarrados. O suspeito é carregado como um saco, enquanto grita pedindo calma.

O homem detido estava com um grupo que fez um assalto dentro de um mercado, que funciona 24 horas. Ele foi identificado como Robson Rodrigues Francisco.

Em São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, mais uma abordagem polêmica da PM. No vídeo, é possível ver um tumulto na saída de um estádio. Policiais Militares são flagrados batendo com cassetetes nos torcedores que deixam o local. Um dos policiais que está perto da parede vermelha vai batendo em quem vai saindo, enquanto outro chuta uma lixeira em cima de um homem que já estava no chão.

Em uma escola estadual da Zona Norte de São Paulo, um aluno foi algemado na frente de outros estudantes. Dois policiais envolvidos nessa ação truculenta jogam o adolescente no chão e o prendem com as pernas. Desesperado, ele grita.

A Polícia foi chamada pela direção da escola, porque o estudante se recusou a deixar o colégio. No dia anterior, ele havia causado danos no local.

O rapaz foi levado para delegacia, onde foi registrado um boletim de ocorrência. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública informou que o estudante não cumpriu a ordem dos policiais para sair da escola e, por isso, foi necessário contê-lo e algemá-lo.

Os policiais envolvidos em casos de abuso de poder podem ser afastados da rua e cumprir funções administrativas. De acordo com a Corregedoria, todos os casos são apurados e, se comprovado o abuso de poder, o policial pode ser expulso da corporação.

 

‘Balanço Geral - Manhã’ é um noticiário que procura levar a melhor, mais vasta e completa informação ao telespectador. O programa, que transita entre o jornalismo e o entretenimento, apresenta reportagens exclusivas e denúncias sobre assuntos que mexem com o dia a dia das comunidades, como os problemas de segurança e saúde pública nos bairros.

Segunda a sexta, 10:15 | sábado, 19:00 (Lisboa/Londres)