Conheça 5 cidades brasileiras localizadas em falhas geológicas

223
Conheça 5 cidades brasileiras localizadas em falhas geológicas
© Envato

Pesquisas mostram que o Brasil tem 48 grandes falhas tectônicas em seu território, e várias cidades estão exatamente em cima delas

Por muito tempo divulgou-se a ideia de que no Brasil não ocorrem terremotos, mas estudos aprofundados mostraram que isso não é verdade.

Tais formações geológicas existem sim no Brasil e inclusive abaixo de algumas cidades, segundo estudos geológicos recentes. A grande diferença é que o Brasil está praticamente no centro da placa tectônica sul-americana, o que torna mais rara a possibilidade de tremores fortes, geralmente registrados nas bordas dessas placas de tamanho continental.

Uma pesquisa do Instituto de Geociências da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) identificou 48 falhas geológicas mestras no território nacional, “algumas delas com quilômetros de extensão”, segundo o professor Allaoua Saadi, coordenador da pesquisa publicada em 2002.

Conheça abaixo algumas das cidades:

1 – João Câmara (RN)

A cidade de João Câmara está localizada na falha de Samambaia e já registrou diversos tremores de terra. Em agosto de 2022, moradores sentiram nove abalos sísmicos na cidade. Segundo a UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte).

A falha de Samambaia é considerada a maior do tipo no Brasil, com 38 km de comprimento, 4 km de largura e profundidade que varia de 1 a 9 km.

2 – Itacarambi (MG)

Minas Gerais é o estado brasileiro que registra mais atividades sísmicas. Segundo mapa tectônico elaborado pelo professor Saadi, sete falhas geológicas cortam o estado (são elas: BR 24, 25, 26, 27, 28, 29 e 47).

A 47 está localizada no norte do estado, exatamente abaixo do município de Itacarambi, que registrou um terremoto de 4,9 graus na escala Richter em dezembro de 2007.

3 – Cubatão (SP)

Foi descoberta em 1987 no litoral de São Paulo e faz parte de um sistema de mais de 2.000 km de extensão, com uma rede de falhas diferentes entre si.

Leva o nome de Sistema de Falhamento Cubatão

4 – Taruacá (AC)

Esta cidade do Acre está muito próxima do epicentro do maior terremoto já registrado no Brasil — 6,5 graus na escala Richter, em junho de 2022. Taruacá também é o município do estado com mais ocorrências de abalos sísmicos. Tudo porque está em cima da falha de Taruacá, que corta o estado em duas partes.

5 – Curitiba (PR)

Curitiba é a única capital do Brasil diretamente em cima de uma falha geológica — a mesma que atravessa Cubatão.

A região Sul é a que menos tem falhas geológicas no Brasil. No entanto, é mais comum que cidades no entorno da capital paranaense registrem terremotos. São Jerônimo da Serra, a 351 km de Curitiba, sofreu um abalo de 5,1 graus em setembro de 2017.

Outros dados mostram que entre 2006 e 2019 o estado registrou sete terremotos de magnitude elevada.

Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.