Câmeras mostram ministro do GSI orientando invasores em ataque ao Planalto no dia 8 de janeiro

163
Câmeras mostram ministro do GSI orientando invasores em ataque ao Planalto no dia 8 de janeiro
Joedson Alves, Agência Brasil

As imagens das câmeras de segurança também mostram que os invasores receberam garrafas de água e orientações para a saída do edifício

Imagens das câmeras de segurança do Palácio do Planalto, obtidas pela Record TV, mostram o comportamento do atual ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias, no dia do ataque de 8 de janeiro de 2023.

Dias é visto caminhando pelo local e tentando abrir algumas portas. Ele entra no gabinete presidencial e, em depois, volta pelo mesmo corredor e simula uma espécie de orientação aos invasores para deixarem o prédio presidencial.

As imagens das câmeras de segurança mostram também que os extremistas receberam garrafas de água e orientações para a saída do edifício. Também é possível ver que os objetos foram entregues por militares que trabalhavam no GSI na ocasião.

Em nota, o GSI afirma que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar dois andares (terceiro e quarto) do Palácio do Planalto. O órgão voltou a afirmar que as condutas dos envolvidos estão sendo apuradas e, caso comprovadas, os “respectivos autores serão responsabilizados”. A reportagem também procurou o ministro Gonçalves Dias, mas não houve retorno.

Veja, abaixo, a íntegra da nota do GSI:

“A respeito de reportagem veiculada no dia de hoje, sobre os ataques do 8 de janeiro, o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI) esclarece que as imagens mostram a atuação dos agentes de segurança que foi, em um primeiro momento, no sentido de evacuar os quarto e terceiro pisos do Palácio do Planalto, concentrando os manifestantes no segundo andar, onde, após aguardar o reforço do pelotão de choque da PM/DF, foi possível realizar a prisão dos mesmos.

Quanto às afirmações de que agentes do GSI teriam colaborado com os invasores do Palácio do Planalto, informa-se que as condutas de agentes públicos do GSI envolvidos estão sendo apuradas em sede de sindicância investigativa instaurada no âmbito deste Ministério e se condutas irregulares forem comprovadas, os respectivos autores serão responsabilizados.

Cabe ainda ressaltar que as imagens de câmeras de segurança do Palácio do Planalto, gravadas no dia 8 de janeiro, fazem parte de Inquérito Policial instaurado no âmbito do STF, e o GSI não autorizou ou liberou qualquer imagem que não fosse destinada aos órgãos investigativos responsáveis, tendo em vista a proteção do sigilo do inquérito, previsto no art. 20 do Código de Processo Penal.”

Em cima dos fatos, o site corrobora para ser a ponte entre os brasileiros que estão espalhados pelos quatro cantos do mundo e as principais notícias da atualidade. Esta é mais uma maneira de se sentirem sempre conectados, onde quer que estejam.