Brasileira de 10 anos se destaca e publica artigo científico

67
Brasileira de 10 anos se destaca e publica artigo científico
D.R.

Mariana já quer iniciar outra pesquisa sobre a relação entre música e Matemática

Um artigo escrito por uma menina de apenas 10 anos ganhou destaque em uma revista de divulgação científica nacional, voltada para crianças. Mariana, que mora em Limeira (SP), adora história e ciências. Acompanhe a reportagem!

Pequenininha e com voz doce… mas quando se fala em Ciência, a Mariane é uma gigante. Aos 10 anos, a menina fez uma análise de moedas falsas da época do Brasil colônia.

Para isso, Mariana estudou disciplinas que ela só aprenderia mais velha. Tudo sob a orientação do professor de Física, que também é pesquisador de Pós-Doutorado na Unicamp, Universidade Estadual de Campinas.

O artigo de três páginas com o título ‘Uma conversa além do cofrinho’ foi publicado numa revista científica voltada para o público infantil.

Na época do Brasil colônia, que foi de 1530 a 1822, o valor de uma moeda dependia do seu peso. Quanto mais pesada, mais valiosa. E já naquela época, os falsificadores conseguiam fazer uma mistura de metais menos nobres, mas que, no final das contas, as moedas ficavam idênticas. Pesavam quase a mesma coisa.

O estudo da Mariana avaliou desde peso e medida até densidade e tipo de falsificação.

De acordo com o especialista em numismática, Hilton Lúcio, que estuda medalhas e moedas, a falsificação existe desde quando existe o dinheiro. Ele explica as diferenças entre as moedas falsas e as verdadeiras.

A Mariana tornou-se ‘expert‘ em identificar falsificações. O professor e a família da garota iniciaram um levantamento para descobrir se ela é a pessoa mais jovem a publicar um artigo científico. Se for confirmado, a menina pode entrar para o Livro dos Recordes.

Enquanto isso, Mariana, que toca piano e flauta desde os 5 anos, já quer iniciar outra pesquisa sobre a relação entre música e Matemática.

O ‘Fala Brasil’ apresenta os principais fatos do Brasil e do mundo. Com credibilidade e dinamismo, o telejornal traz em primeira mão as notícias do dia, sempre com muita informação, complementada por repórteres espalhados por todo o Brasil e correspondentes internacionais. A edição de sábado tem um formato diferenciado. Além das principais notícias do dia, o jornal abre espaço para mais participações ao vivo, reportagens especiais mais longas, séries e quadros.

Segunda a sexta, 14:00 | Sábado, 13:30 (Lisboa/Londres)