Brasil: Azeite gaúcho está entre os melhores do mundo

20
Brasil: Azeite gaúcho está entre os melhores do mundo
© Envato

Especialistas contam como chegaram à qualidade dos produtos

Quatro azeites produzidos no Rio Grande do Sul (Brasil) estão entre os melhores do mundo. A premiação é resultado de muito investimento em uma cultura que está crescendo no estado.

O Rio Grande do Sul tem cerca de 6 mil hectares de área com plantio de oliveiras. De acordo com o Instituto Brasileiro de Olivicultura, o estado concentra 75% da produção de azeite de oliva do país. Essa cultura ainda é nova por aqui, mas já conquistou excelentes resultados. Quatro empresas gaúchas estão entre as 100 melhores em um ranking que avalia azeites de oliva extra virgem produzidos em todo o mundo.

Eu acredito que esse nosso sucesso se deu pela escolha do caminho correto. Você pode produzir um azeite de diversas formas, mais planos, mais comuns e também azeites de alta categoria, que são os casos dos azeites do Rio Grande do Sul e também de Minas e São Paulo.

Renato Fernandes, presidente da Ibraoliva


Um dos azeites reconhecidos nesse ranking é o da família do André. Ele é produzido em Viamão, na região Metropolitana e exportado para países como Itália e Espanha.

Isso é um somatório de estruturas que levam a essa qualidade superior de produto. A gente está super feliz. Isso colabora com o que a gente faz com amor ao produto. É uma empresa familiar, então a gente tenta fazer um bom atendimento para entregar ao nosso cliente um produto de qualidade superior. E isso comprova essa qualidade que a gente está almejando e o trabalho que a gente está desenvolvendo.

André Goelzer, mestre de lagar

No ano passado, a empresa familiar, fundada há 18 anos, colheu 42 toneladas de azeitonas, o que gerou cerca de 4 mil litros de azeite extra virgem.

A nossa família é meio alemã e meio italiana. Então a gente sempre consumiu dois conteúdos, banha de porco e azeite de oliva. E aqui no Brasil, naquela época, não se entregava essa qualidade, não se enxergava um produto de qualidade internacional. E isso acabou instigando a família lá em 2004 a começar a plantar e a começar a investir na parte de olivicultura.

André Goelzer

A produção de azeitonas se adaptou bem ao território gaúcho pelas condições climáticas. A oliveira precisa de frio no inverno e de clima quente para época da colheita.

Veja a reportagem do ‘Agro Record News’ no minuto 35:25.

O Brasil é reconhecido pela sua grande atuação no agronegócio justamente por sua característica natural. O solo fértil e a tecnologia avançada aliam-se para gerar produção em larga escala de alimentos dos mais variados tipos e paladares. O ‘Agro Record News’ tem o objetivo de colocar em foco as principais notícias do agronegócio e do segmento agrícola. As reportagens do programa abrangem não só a produção nacional, mas também a de outros países cuja produtividade rural tem impacto no mundo.

Domingos, 10:00 (Lisboa/Londres)